segunda-feira, 6 de março de 2017

Quem lidera os pombos?

Sou ligado em experiências científicas. Gosto de assistir a documentários científicos na televisão e de ler reportagens sobre as novidades da ciência. O dia em que eu ficar famoso e vier a ser convidado a responder a esses questionários que se aplicam a celebridades, já sei que resposta darei ao quesito “se não tivesse essa profissão, que profissão você escolheria?”. Eu responderei: seria cientista. Que não leiam isso meus antigos professores de química, biologia e física do primeiro e segundo graus (é, eu sou do tempo do primeiro e do segundo graus, galera), que eles morreriam de rir. Ou de medo. Até porque eles certamente recordariam daquela vez em que eu fiquei sozinho no laboratório de física da escola e... Bem... Deixa pra lá. Sou cronista (felizmente), sigamos lendo a crônica.
Por gostar de assuntos relativos à ciência é que fiquei dia desses assistindo na tevê a um documentário sobre uma experiência feita não sei onde com pombos. Descobriram os cientistas que os pombos que voam em bandos seguem as decisões aéreas de um líder. O líder normalmente é o pombo mais forte, que voa mais alto, mais rápido, mais decidido. É ele quem orienta o voo da pombaiada toda, guinando à esquerda, depois à direita, mais para cima, descida amalucada em parafuso, um rasante sobre os fios de luz e... Ooopaaaa... Subida repentina na vertical, como os pombos tanto gostam. Isso sim, que é pombo-líder! Só tem uma coisa, que os cientistas descobriram. O pombo-líder não pode errar. Se errar, babau. É destituído imediatamente do cargo e outro assume o seu lugar.
Os cientistas concluíram isso inserindo nas costas do pombo-líder um aparelho que recebia os raios solares e enviava a ele coordenadas equivocadas, fazendo-o errar o plano de voo. Filmavam o voo do bando e depois analisavam o que acontecia. Era batata: os pombos percebiam que o líder estava desorientado, levando-os a rumos incertos, e logo outro pombo assumia o comando, o ex-pombo-líder sendo deixado para a rabeira do grupo. O que os cientistas ainda não sabem dizer é se são os pombos que destituem o líder equivocado e colocam outro em seu lugar ou se é o próprio líder que, ao perceber sua incompetência, cede o posto a outro e se retira, abrindo espaço para quem demonstra ter mais capacidade de liderança em benefício do bem comum da comunidade columbina.

O fato é que, entre os pombos, líder incompetente, que não sabe para onde está conduzindo o grupo, não dura muito. Não tem lugar. Não mantém a posição. Perde credibilidade. Precisa se retirar. Pombos são bichinhos bem inteligentes.
(Crônica publicada no jornal "Pioneiro" em 6 de março de 2017)

Nenhum comentário: