segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Limão amargo, doce limonada

Nós, que esta gaúcha Serra habitamos, já conhecemos bem o disco, sabemos a letra de cor e salteado: nosso clima é volúvel, instável, poderíamos até dizer... desequilibrado, se isso não soasse desabonador demais a ele. Pois é aquela coisa, quem nasce aqui ou elege essas aragens para morar, precisa se acostumar a essas instabilidades temporais que revestem as 24 horas de cada dia com uma aura de aventura climática capaz de enregelar os nervos, elevar a temperatura da paciência, resfriar as imunidades e ventar para longe o humor. A expressão “faça chuva ou faça sol” não tem sentido na nossa região, onde faz chuva, sol, cerração, vento, granizo, calor, frio e umidade tudo ao mesmo tempo, em um desfile digno de corso alegórico.
E frente a esse imutável quadro tão mutável, o que fazemos? Reclamamos, que é só o que nos resta fazer, pois não? Não! Não mesmo. A verdade é que as coisas podem ser diferentes, mais suaves e poéticas, o que, em face à irreversibilidade do temperamento do clima, pode vir a ser mais benfazejo ao equilíbrio de nossas temperaturas psíquicas internas. Veja só de que maneira reagiu, por exemplo, o escritor gaúcho Erico Verissimo (1905 – 1975) quando deparou com uma situação climática semelhante a essa em uma das viagens que fez aos Estados Unidos, em 1943:
“O clima é de tal maneira delicioso nesta parte de Bay Area, que num mesmo dia a gente vê e sente passar, numa espécie de paráfrase, a ronda das estações. Quando saio pela manhã, às oito, para ir buscar a correspondência ao correio, é inverno; o céu está coberto de cerração, o ar é frio. Às dez, quando me dirijo para o pavilhão das aulas, vem chegando a primavera; o sol doura o nevoeiro, que começa a esgarçar-se e erguer-se, e as primeiras nesgas de azul aparecem para além das franças dos eucaliptos. Do meio-dia às cinco da tarde estamos em pleno verão, brilha um sol de ouro, o ar é quente e seco, o céu em geral limpo, e a piscina se enche de banhistas. Depois das cinco começa o outono, a luz se faz mais madura, entra a soprar um vento fresco, e os banhistas, meio arrepiados, deixam a água. Com a noite vem o inverno, e as mesmas raparigas que ainda há pouco nadavam na água azul da piscina enfiam seus suéteres e saem em grupos por essas estradas, vão para os diversos halls onde há concertos, conferências, reuniões... E num céu onde a bruma é como um véu muito tênue,  brilham estrelinhas de gelo”.

A genialidade que habita a alma do autor transformou o limão climático em limonada poética. Verissimo nos convida a fazer brilhar sol onde insiste em chover.
(Crônica publicada no jornal "Pioneiro", de Caxias do Sul, em 15 de janeiro de 2018)

Nenhum comentário: