segunda-feira, 14 de outubro de 2019

O trevo tinha era três


“Procurem lá fora um trevo de quatro folhas. Quem achar, traz pra mim que eu dou um prêmio!”. Interrompemos a algazarra, com que nosso bando de crianças preenchia o salão da festa do casamento, para tentar decifrar a proposta inusitada feita pelo parente distante. Esperto, conseguia ele, assim, fazer evaporar-se do salão a nossa gangue infantil, liberando-o para as danças que deviam começar, recolhida já a louça do farto almoço. Aquele domingo diferente, na comunidade do interior, junto à parentada que mal conhecíamos, empilhava elementos para revestir-se da aura de inesquecível. Não lembro quem estava casando, eu tinha uns oito anos de idade e o que importava mesmo era a chance de vivenciar experiências ao ar livre, diferentes daquelas extraídas da rotina citadina de meu quarto, junto à criançada que ali enganchava amizade fácil.
Nosso foco agora, depois de alimentar as galinhas pela cerca gradeada do galinheiro com folhas catadas no pasto e de esfolar os joelhos trepando nos galhos da figueira, passava a ser os trevos de quatro folhas. Voamos para fora e segui o rumo dos pequenos habitantes daquelas paragens. Eles deviam saber o que eram trevos, e, de fato, logo me vi mergulhado em um gramado atapetado por aqueles delicados raminhos verdes tripartidos, cuja existência até então eu jamais notara. Logo percebi que a natureza dos trevos consista em três folhas (daí seu nome), e que algum eventual possuidor de um quarteto delas seria a raridade que o tio solicitava. Existiria? Agachei-me junto aos demais e fui fuçando... três... três... três... “Puxa, que difícil”! A brincadeira já começava a perder a graça quando o mais velho da turma gritou “achei!”, e zarpou como um coelho rumo ao salão, portando um trevinho na mão, que ostentava como se fosse um tesouro, à cata do tio.
Corremos atrás dele, ao mesmo tempo excitados e decepcionados com nossa imperícia em toparmos com o dito trevo de quatro folhas que, afinal, estava ali, à espera do mais esperto entre nós. Mas a glória do colega mais velho não durou muito. Chegamos a tempo de flagrá-lo sendo repreendido pelo tio, em função da fraude que cometera: em sua mão, jazia o trevo, igual a todos os outros, apenas tendo uma das três folhas partida ao meio pela unha fininha do menino metido a esperto, que agora chorava de vergonha. Meu súbito herói se desfez em segundos. Ele não só falsificara o troféu como, pior do que isso, tentara ludibriar a todos nós, seus parceiros de brincadeira. Teve o azar de ser desmascarado e, nós, a sorte de aprendermos cedo o valor da probidade.
(Crônica de Marcos Fernando Kirst publicada no jornal "Pioneiro", de Caxias do Sul, em 14 de outubro de 2019)

Nenhum comentário: