sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nem com Báskara

Que desafio! Entre os integrantes da comissão de organização da festa de final de ano do escritório, coube ao Zacheu e à Rebeka a tarefa de comprar as salsichas e os pãezinhos que resultariam nos cachorros-quentes para a turma, que era de 20 colegas. Foi consenso de que três cachorros-quentes per capita bastavam, o que resultaria em 60 unidades completas do quitute (pãozinho mais salsicha). O problema surgiu quando detectaram que só havia no mercado embalagens díspares, as de pãezinhos com 12 unidades e as de salsichas com dez unidades cada. E agora?
“Eu acho que é fácil de resolver. Basta aplicarmos a regra de três”, arriscou Zacheu, coçando a cabeça. “Sim, mas onde é que colocamos o xis?”, quis saber a Rebeka, dedo indicador no lábio superior. “Pois é. Eis o xis da questão. Acho que é regra de três composta”, devolveu Zacheu. “E se aplicássemos a fórmula de Báskara?”, tentou de novo Rebeka. “Claro! Finalmente deverá servir para alguma coisa a fórmula de Báskara! Como era mesmo? Xis é igual a menos bê mais menos raiz quadrada...”. “Não, Zacheu. É menos mais bê mais menos dois xis, iximaria!”, desesperou-se Rebeka. “Acho que Báskara não resolve nada. Vamos ter de usar a cabeça”. “Eu não sei onde anda a minha”, confessou baixinho Zacheu. Rebeka fez que “sim” com a dela.
“E se fizéssemos uma busca Google?”, iluminou-se Rebeka. “Boa, Rebeka. Mas como formulamos a questão?”, complicou Zacheu. “Eis a questão...”. “Iximaria!”. “Acho que temos de usar a lógica”. “Meu avô dizia que o jogo de xadrez exercita a lógica”. “Então vamos jogar xadrez”. “Vamos! Há um tabuleiro na gaveta do Eudes”. Armaram o jogo na mesinha do café e começaram a pensar. Logo, estavam ambos dormitando, mas acordaram de súbito, acossados por um insight. “Eu...”, gritou Zacheu. “...reka!”, completou Rebeka. Zacheu sonhara que adquiria cinco embalagens de 12 cavalos de xadrez e Rebeka sonhara que comprava seis pacotes de dez torres. Ambas resultavam em 60 unidades cada. Era a dica onírica para solucionar o problema.
Cada um foi às compras, mas, no dia da festa, Rebeka chegou com cinco embalagens de dez salsichas e Zacheu com seis embalagens de 12 pãezinhos. Logicamente, teve gente que passou fome...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 31 de dezembro de 2010)

Nenhum comentário: