sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como encarar 2012

Vou logo avisando: este é um texto de autoajuda. De autoajuda econômica, para ser mais específico. É que decidi auxiliar você, caro leitor, a organizar suas finanças no vindouro ano de 2012. Estou exercitando minha generosidade como uma das metas pessoais que deveria cumprir em 2011, e nunca é tarde para começar, nem que seja no dia 30 de dezembro. Vamos lá.
Partamos do princípio de que você é um cidadão plenamente inserido no sistema em que vive, ajustado e obediente às demandas impostas pela mídia e pela sociedade de consumo. Concordemos que você é, caro leitor, antes e acima de tudo, um CONSUMIDOR, muito mais do que um cidadão, um pai (mãe) de família, um ser humano pleno, um estudante, um profissional etc. O que importa mesmo é que você está sempre pronto a atender aos apelos de consumo que invadem a sua vida por todos os lados, por todos os meios.
Você não está em busca de qualidade de vida. Você está, sim, em busca de acúmulo de bens de consumo, imaginando que é por meio desse expediente que obterá qualidade de vida, correto? Você PRECISA de um novo modelo de automóvel, de mais de um automóvel, trocar seu aparelho celular, trocar os aparelhos celulares de sua família, comprar uma televisão maior, comprar mais televisões, comprar um tablet, comprar outro tablet mais moderno, comprar, comprar, comprar... Para isso, claro, precisa aumentar os turnos de trabalho, fazer hora extra, adotar dupla jornada, fazer entrar mais dinheiro para que seja possível deixar sair mais dinheiro, para assim dar no bico do seu vizinho e nos bicos da família toda.
Portanto, anote já todas as datas em que terá de adquirir presentes, para mostrar que você também é um cidadão de bem que gasta dinheiro como forma de expressar seus sentimentos, para depois não se surpreender desprovido de reservas na hora H: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa, Dia dos Namorados, Halloween, Natal, Ano Novo, aniversários em geral e amigos secretos. Feito isso, estrebuche-se trabalhando e fazendo dinheiro, para poder gastar bastante, ter e dar muitas coisas e ser um pleno cidadão do século 21.
Eu falei em texto de autoajuda. Não falei em dicas para a felicidade.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 30 de dezembro de 2012)

5 comentários:

Blog da Cris disse...

Eu aceito livros de presente.
hehehe
Ótimo texto!
Nem precisa dizer que felicidade é um pouco mais que isso né?
Aproveito pra te desejar um ótimo 2012 e que a fonte das idéias nunca sequem em ti pois adoramos ler teus textos.
Um grande abraço
Cris

marcos fernando kirst disse...

Ola Cris. Obrigado pela leitura constante e sempre atenta de meus textos.
Um ótimo 2012 para você, repleto de bons livros e inspiradoras leituras.
Marcos F Kirst

Página Virada disse...

Oi Marcos!

Li seu texto no Pioneiro de sexta e já comentei com o pessoal aqui de casa. Parabéns pela crônica, espero que muitos a leiam e entendam seu recado.

Um grande abraço e um ótimo 2012.
Guilherme

marcos fernando kirst disse...

Ola, Guilherme!
Obrigado tambem pela tua leitura assídua do blog. Um ótimo 2012 pra voce e seus familiares, repleto de boas leituras.
Marcos F K

Anônimo disse...

Não é nada contra o texto. Eu gostei, gostei MUITO do texto. Mas eu simplesmente optei por ver a coisa de outra forma: é simplesmente uma folha virada no calendário. Simplesmente trocou o mês. A questão, ouso dizer, é "qual" a importância que deve ou não ser dada ao ano novo? Precisamos, DE VERDADE, aguardar pelo 'reveillon' para começar ou terminar alguma coisa? Na maioria dos casos sim, mas apenas devido ao 13º salário, para quem o recebe hehehehe.

Mas, enfim, que venga el año!

J.Cataclism