segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Uma vez por semana

Uma vez por semana, lá na Ijuí de minha infância e adolescência, era sagrado a família se reunir na casa de meus avós paternos aos domingos de meio-dia para saborear o churrasco que meu avô (o “Opa”, que significa “avô” em alemão) fazia. Minha avó, a “Oma”, preparava a tradicional salada de batata e eu, assim que fiquei maior de idade, me encarregava de armar a caipirinha, cuja técnica secreta o Opa me legara. Esses encontros semanais juntavam primos, tios, avós, netos, e estão gravados na memória de toda a família.
Na mesma época, era também tradição de nosso pequeno núcleo familiar (meu pai, minha mãe, minha irmã, eu e meu boneco de plástico Luizinho) irmos almoçar ou jantar, uma vez por semana, no “Restaurante do Primo”, em que eu devorava polentas fritas (antecipando a futura adoção da Serra como lar) e depois me punha a correr pelas mesas do local, a investigar o que os demais clientes estavam usufruindo do cardápio e a reportar (antecipando o futuro jornalista) tudo a meus pais. Outro evento familiar semanal que era cumprido à risca e com deleite era a ida à Banca de Revistas do Seu Sahlberg (“Livraria Progresso”), nas sextas-feiras à noite. Por alguma razão, nossa família tinha o privilégio de poder adentrar a banca no final do expediente, quando Seu Sahlberg estava de portas fechadas fazendo o balanço semanal das vendas. Assim, tínhamos as prateleiras disponíveis só para nós e fazíamos a festa escolhendo revistas a serem devoradas no final de semana. Uma festa de Pato Donald, Recruta Zero, Brasinha e Revista Recreio!
Mais tarde, passei a ganhar uma “semanada” de meus pais, ou seja, uma quantia específica em dinheiro recebida todas as sextas-feiras, a fim de aprender a administrar valores (que eu torrava tudo em gibis e livros do Monteiro Lobato). Nessa mesma época, eu e minha irmã podíamos escolher um dia da semana para ficarmos acordados até mais tarde (depois das 21h) e assistir a um episódio de nosso seriado televisivo preferido. Eu escolhi “SWAT” e aguardava com ansiedade a chegada desses dias específicos. Isso sem falar nas manhãs de domingo nos anos 1980 e 1990, quando Nelson Piquet e Ayrton Senna tornavam nossas semanas mais divertidas com suas performances na Fórmula-1.

Agora, a expectativa pela chegada de um dia específico da semana, significativo e prazeroso, passa a se dar, de minha parte, pelas segundas-feiras, que é quando o Pioneiro publica, agora semanalmente (e não mais diariamente), minhas crônicas aqui neste espaço, proporcionando o encontro prazeroso com os leitores. Até segunda que vem!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 5 de setembro de 2016)

Nenhum comentário: