domingo, 3 de julho de 2011

A pequena leitora

O dedinho se ergue, tímido mas resoluto, em meio à multidão de alunos das séries do ensino fundamental que lotam o ginásio da escola, onde o patrono da feira do livro faz palestra. A menina de cerca de 10 anos de idade tem uma pergunta a dirigir ao escritor, que fala sobre os fascínios da leitura. Ela ouve sobre a importância de gostar de ler desde pequeno, e reflete a respeito de uma dúvida que a preocupa. Ela quer saber se o patrono acha possível uma pessoa começar a gostar de ler na adolescência. Provavelmente está preocupada com alguém que ela conhece, que passa por essa etapa da vida e que não gosta de ler. Boa pergunta.
O questionamento foi endereçado a mim, na tarde da última quarta-feira, no ginásio de esportes do Colégio Estadual Padre Colbachini, em Nova Bassano, durante os eventos que marcam os 75 anos da escola e no transurso da semana em que ocorre a oitava edição da Feira do Livro promovida pelo educandário. Este ano, tive a honra de ser escolhido patrono da Feira e de ter meu livro “Dois Passos Antes da Esquina” adotado, lido e debatido pelos alunos do terceiro ano do ensino médio e pelos estudantes do EJA. Na condição de patrono, fui requisitado pelos alunos de todas as séries para conversar sobre o universo da literatura e me deparei com a pergunta da pequena Naiane Coltro, da quinta série. Pequena no tamanho, mas repleta de grandes preocupações em relação à leitura.
A resposta foi e é sim, Naiane, é possível alguém começar a gostar de ler na adolescência, e mesmo em qualquer idade. Não existe idade certa para isso, existe, sim, o jeito certo, que depende, em última instância, da vontade individual. É a vontade de cada um que transforma a si mesmo, e a conjugação de vontades transforma o mundo. Vontades conjugadas de professores, direção, funcionários, pais e alunos do Colégio Colbachini vêm, por meio da Feira do Livro e do trabalho em relação à leitura desenvolvido ao longo do ano inteiro, transformando a cidade de Nova Bassano em uma comunidade leitora, de amigos dos livros. E é a preocupação como a de Naiane que garante o crescimento do exército empenhado na batalha pela disseminação da leitura. Que haja muitas Naianes.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de julho de 2011)

5 comentários:

Anônimo disse...

Viva as Naianes! Achei tri legal quando li o texto no jornal de sexta.
Sim, felizmente nunca é tarde para sermos salvos. Eu mesmo peguei tamanha raiva da leitura, devido à maioria das leituras que eu detestava na escola, que até os 24, 25 anos, acho que não lia nem mesmo páginas de internet hehehe.

J.Cataclism

marcos fernando kirst disse...

Olha... eu só fui ler meu primeiro Machado de Assis perto dos 40 anos... e me encantei! Certamente, se tivessem tentado me empurrar as obras dele goela abaixo no segundo grau, eu teria agarrado nojo....

Naiane Coltro disse...

Estou orgulhosa de mim mesma!
Nem acreditei quando vi meu nome no jornal.
Esta feira do livro foi muito significativa para mim.
Agradeço a atenção do escritor Marcos Fernando, e desejo a ele muito sucesso.
Abraços NAIANE COLTRO!!!!

marcos fernando kirst disse...

Ola, Naiane!
Pois é, você chamou a atenção com sua pergunta bem pensada, e acabou ganhando repercussão. É isso aí, continue lendo e filosofando sobre o que você lê, que os resultados na vida aparecem quando a gente menos espera.
Um abraço!

Anônimo disse...

E a guria veio aqui dar o aval. Que barato!
:-D

J.Cataclism