sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pingos valiosos

Homens têm sérias dificuldades para compreender a alma feminina. E isso por um único e irreversível motivo: são homens, pobrezinhos. Somos homens, coitados.
Felizmente, elas, às vezes, exercitando a generosidade que lhes é peculiar, deixam pingar algumas pistas que auxiliam no entendimento de seus espíritos encantadoramente complexos. Cabe a nós – ou àqueles entre nós capazes de fazê-lo – recolher esses pingos, decifrá-los e obtermos, assim, uma leve aproximação da compreensão de algum sutil aspecto do universo feminil, tão vasto e tão insondável.
Angelina Jolie, a atriz e übermãe, largou um desses pingos dia desses, em meio às declarações que conferia a algum jornalista de alguma publicação internacional. Inquirida sobre o que mais a excita em um homem, ela respondeu que não existe nada mais excitante do que um homem sendo um bom pai. Assim mesmo, curto e grosso. Sutil e delicado. Um pingo-pista raro, prontinho para ser decifrado. O login para a abertura de um vasto disco rígido de segredos propulsores da maneira mulheril de ver o mundo.
O que você, homem amigo, confrade de infortúnio de gênero, responderia a uma pergunta desse calibre, hein? “O que mais excita você em uma mulher?”. Com que tipo de asneira você logo se sairia como resposta? “A calipígia delas”, claro, especialmente em sendo macho brasileiro. “As suas curvas, reentrâncias e saliências”, para não fugir dos clichês, como se o corpo feminino fosse uma pista de corrida. Ou “os lábios, o olhar, o aroma exalado pela suavidade da pele”, se quisermos parecer românticos e diferenciados homens do sexo masculino providos de (duvidosa) alma poética. Mas não iremos muito além disso.
Quem entre nós, entre todos os integrantes de nossa planetária manada homeral, seria capaz de imaginar que uma mulher como Angelina Jolie (e bota mulher nisso, já emendaríamos imediatamente nosotros todos) valoriza a dedicação à paternidade amorosa em um homem, a ponto de exatamente esse aspecto transformar esse homem em um ser capaz de despertar nela os mais sensuais desejos? Elas querem que sejamos gente. Nenhum de nós jamais seria capaz de imaginar isso...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 12 de agosto de 2011)

Um comentário:

Anônimo disse...

Tri massa o texto! Tem vários sentidos mas, se eu tivesse de dar uma resposta ou opinião de sopetão, diria: "não procede". Ou melhor seria "e quem merece?"? hehehehe

No entanto, um baita texto.

:-D

J.Cataclism