terça-feira, 6 de maio de 2014

A customização dos costumes

Hoje em dia você precisa customizar a sua vida. Na ânsia urgente de se mostrar diferente, de afirmar sua personalidade e seus valores frente a um mundo cada vez mais superlotado, as pessoas buscam ansiosamente, em tudo, maneiras de fugirem à massificação e acreditarem-se únicas. Para tanto, customizam a tudo e a si mesmas.
O mercado já percebeu essa tendência e, claro, está um passo à frente de todos nós, não só dentro da onda como na crista dela, ditando tendências. Sim, tendências da customização. Trata-se de uma contradição em termos, mas é isso mesmo o que acontece, basta observar em volta. Tempos atrás, a garota decidia chocar seus pais, seus familiares e amigos e, para tanto, pintava os cabelos de azul (alguém aí lembrou de Esther Pillar Grossi? Não? Ninguém? Aquela senhora ali, com o sorrisinho... lembrou, né? Ah, não quer revelar a idade... certo, certo... prossigamos...). Mas o espanto e o escândalo de outrora deram lugar para a customização da rebeldia e, hoje, a menina rebelde tem à disposição uma gama infinita de cores, matizes e combinações para pintar seu cabelo do jeito que bem desejar, isso sem falar nos modelos de cortes.
Quer pintar as unhas? Pode ser uma de cada cor, ou de cores alternadas, ou com desenhinho ou sem, enfim, customize suas unhas. Tatuagem? Pode ser feita onde bem entender, do tamanho que quiser, da cor que preferir. Customize o seu corpo. Quer refazer suas orelhas, diminuir o nariz, furar a testa? Customize o seu corpo a seu bel prazer, tudo é possível. Vai construir? Customize cada ambiente de sua nova casa, em cada detalhe. Cada centímetro quadrado de seu novo lar pode ser feito do jeito como você quiser, o impossível não é mais o limite. Customize sua viagem ao Exterior, sua férias na praia, seu sorvete, seu prato no bufê. Customize seu cafezinho com ou sem chantilly, grande ou pequeno, com raspas de limão ou de chocolate, frio ou quente, com ou sem graspa.
No mundo de hoje, você tem a oportunidade de ser mais você muito mais do que se tinha décadas atrás. Porém, nuca foi tão difícil, frente a tantas alternativas, perceber quem você realmente é, haja vista a gama imensurável de “vocês” que você pode ser. Corre-se o risco de, ao dobrar a esquina, a moça de cabelos verdes e camiseta dos Ramones dar de cara com outra moça de cabelos verdes com camiseta customizada dos Ramones. E vai que, ainda por cima, ambas gostem de sorvete de queijo com calda de morango?

Raios! Terão de aprender a se acostumar à customização em massa.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 6 de maio de 2014)

Nenhum comentário: