terça-feira, 31 de março de 2015

Feliz autor velho

Um dos mais importantes escritores vivos brasileiros completará 90 anos de idade daqui a pouco mais de mês, mais especificamente, no dia 11 de maio. Trata-se do contista e romancista mineiro Rubem Fonseca, nascido em Juiz de Fora em 1925, radicado há décadas no Rio de Janeiro, de onde vem produzindo e levando a público obras de temáticas viscerais narradas em um estilo ágil, seco, cru, inconfundível.
De sua lavra saíram livros que vêm se tornando clássicos contemporâneos ao conseguirem a proeza de agradar à crítica e serem, ao mesmo tempo, bons de venda. O pano de fundo de seus livros costuma ser permeado por elementos que unem violência urbana, miséria, degradação, erotismo, criminalidade. Ou seja, seus personagens da ficção transitam por uma realidade comum à maioria dos brasileiros reais que não leem livros, tornando-a um pouco mais real para aquela parcela dos outros brasileiros que ficam sabendo dela por meio dos noticiários. Rubem Fonseca é o autor dos anti-heróis e conquistou relevância no cenário literário nacional exercitando prioritariamente o gênero conto, no qual enfileira diversos de seus mais afamados títulos.
Lembro dele nessa intersecção entre o findar do mês de março e o iniciar de abril porque, até algumas décadas atrás, nessa época, quando ainda vivíamos sob uma ditadura militar aqui no Brasil, os quartéis impunham a todas as instituições nacionais que se comemorasse aquilo que eles chamavam de “revolução de 1964” e que todos sabíamos que havia sido mesmo era um golpe de estado. Vivíamos um regime de exceção pontuado por totalitarismo, fim das liberdades democráticas, censura, tortura, corrupção e coisas assim. Foi nesse cenário que, em 1975, 40 anos atrás, Rubem Fonseca publicou um de seus mais importantes livros de contos, intitulado “Feliz Ano Velho”, que acabou censurado e impedido de circular pela ditadura. Os ditadores não queriam que o público lesse narrativas em que houvesse violência, criminalidade e sexo, porque no Brasil inventado pela ditadura essas coisas não podiam existiam. Só que existiam.

Tapar o sol com a peneira e optar pela cegueira nunca foi e nunca será a solução para os problemas que existem. Felizmente, sempre haverá aqueles, como Rubem Fonseca, que insistem em furar a peneira do conformismo.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 31 de março de 2015) 

Nenhum comentário: