terça-feira, 24 de março de 2015

Haja nuvens

Precisamos ser mais humildes em relação à importância que conferimos a nós mesmos enquanto seres individuais e enquanto espécie. Humildade significa consciência a respeito do nosso real valor e significado perante a existência, e maior consciência representa libertação interior, tolerância e mais capacitação para aprimorar a convivência com nossos iguais. A humildade pode ser o mais eficaz instrumento de promoção da cidadania de que a civilização humana já dispôs.
Nós, seres humanos, temos tendência a cultivar uma autoimagem estratosfericamente positiva a respeito de nós mesmos. Achamo-nos os donos do pedaço e cremos ser plausível a crença de que somos imortais ou qualquer outra coisa semelhante que a providência providencialmente providenciou para nós.
Alta autoestima, claro, não faz mal a ninguém. Porém, prepotência crônica pode levar à autodestruição. Segundo estimativas feitas pelo Population Reference Bureau, uma agência americana especializada em pesquisas sobre questões populacionais, desde o surgimento da raça humana até os dias de hoje, já viveram cerca de 107 bilhões de pessoas sobre a Terra. Somados à atual população vivente de 7 bilhões, chegamos ao número de 114 bilhões de seres humanos já produzidos no planeta. É gente, hein?
E cabe tudo isso no céu, pergunto eu? 107 bilhões de pessoas se acotovelando lá entre as nuvens, engarrafando, sujando e tumultuando o paraíso? Sem falar que, desses 107 bilhões de seres, quantos deles deixaram algum sinal relativo à sua passagem pela vida? A mais absoluta maioria (99,999999%, talvez) nasceu, viveu, sofreu, sonhou e morreu sem imprimir nenhuma marca na História. Seus corpos viraram pó e sua lembrança virou fumaça. Dá no que pensar, não é mesmo?

Para mim, isso tudo funciona como um bálsamo. Ciente de minha insignificância e de minha inegociável finitude, procuro aproveitar o milagre que me foi concedido e viver uma vida o mais plena possível, valorizando-a ao máximo e também a de meus semelhantes, companheiros de inexplicável aventura, respeitando-os de forma cidadã. Deveria bastar essa percepção para que o mundo fosse um lugar mais agradável e tolerante para vivermos essa tão curta, única e instigante experiência que é a vida.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 24 de março de 2015) 

Nenhum comentário: