segunda-feira, 2 de março de 2015

No mundo dos insetos

Será o meu mel que ela busca aqui no alto do décimo-primeiro andar do prédio em que moro? Ela, não: elas, pois são mais de uma. Essa aqui, de hoje de manhã cedinho, fica dando espiadelas no meu dedilhar o teclado do computador já às sete e meia. Põe-se a voejar freneticamente quase sem sair do lugar do lado de fora e chama a minha atenção sempre que dá batidinhas de leve no vidro.
Estivesse o vidro aberto, ela já teria entrado, essa abelha, a exemplo daquela que ontem de tarde invadiu a sala a partir da porta que dá para o terraço. Irmã desta, prima, colega de trabalho, ou, quem sabe até, ela mesma, a própria, que segue hoje aqui, a me fazer companhia. Uma abelha-leitora, quem sabe? Interessada em acompanhar in loco o processo de produção de meus textos e depois levar notícias de mim para as companheiras operárias da colmeia? Extraio o mel de sua singela visita, repleta de poesia - dessa poesia que reside no fato de ser visitado no alto do décimo-primeiro andar de um prédio de concreto por uma pequena abelha.
Dia desses, minha esposa, sentada no sofá, à noite, descansando após mais um dia de rotina extenuante, foi surpreendida pela coceirinha que faz na pele do braço o caminhar de uma doce joaninha. Uma joaninha cor-de-laranja repleta de brotoejas pretas, que também surgiu ali, àquelas horas, sabe-se lá vinda de onde. É a natureza que se esforça em se fazer presente em meio ao avanço do cimento, resistindo ao processo de expulsar pequenos seres para longe e para os baús da memória afetiva de cada um de nós.

E foi exatamente na tentativa de resgatar um pouco da memória de tempos recém-passados, em que o contato com os pequenos seres insetais da natureza era mais comum no dia-a-dia das crianças que já fomos, que o artista plástico Antonio Giacomin e eu concebemos o livro “Insetolândia: Uma Viagem ao Redor do Quintal”, repleto de aquarelas (dele) e croniquetas (minhas) sobre as nuances de vinte desses bichinhos. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorrem neste sábado, dia 28, lá na Livraria e Café do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1.570), em Caxias do Sul, das 10h até as 13h. Estão todos convidados a dar uma passadinha lá. Não sabe onde fica? Pergunte a qualquer formiga na esquina...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 28 de fevereiro de 2015)

Nenhum comentário: