segunda-feira, 30 de março de 2015

Não voltaremos

A notícia mais triste da semana que passou, para mim, foi a informação de que o famoso chef de cozinha gaúcho, o apresentador José Antônio Gomes Pinheiro Machado, mais conhecido como Anonymus Gourmet, decidiu aposentar o personagem cozinheiro que há vinte anos vinha revolucionando a cozinha dos gaúchos com seus programas de televisão em que a criatividade e a simplicidade dos ingredientes davam o tom para o surgimento de sabores e delícias nas cozinhas das pessoas comuns.
Este sábado que passou marcou a transmissão de seu último programa pela TVCom, sendo que agora ele se aposenta dessa atividade para se dedicar mais à esposa e ao término da escrita de um livro. Nada contra a decisão pessoal do Anonymus, afinal, aos 65 anos de idade, ele tem todo o direito de decidir reorientar sua agenda de atividades, especialmente tendo dedicado tanto de si, de seu talento, de seu conhecimento e de sua cultura, a ofertar receitas e modos de fazer com tanta simpatia e bom humor ao longo de tanto tempo. Fez muito, não só nessa área, e continuará fazendo. Porém, ele e seu sobrinho/ajudante Alarico não cumprirão mais a promessa de “voltaremos”, com a qual sempre encerravam todos os programas. Pena.
Pena porque é algo de bom que havia na programação televisiva que se fecha, empobrecendo os passeios que eu fazia sentado no sofá defronte à tevê, controle remoto na mão, a zapear para cima e para baixo. Aparecia Anonymus na tela, as panelas fumegando, o Alarico ajudando, a elegante trilha sonora ao fundo, e eu parava ali mesmo. Muito aprendi em termos de cozinha observando seus programas.

Certa vez, caminhando com minha esposa no final de uma manhã de domingo pelas ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, em busca de um lugar para almoçar, vimos o Anonymus cruzar com algumas pessoas pela nossa frente na calçada e dirigir-se, resoluto, a uma churrascaria de aspecto simplicíssimo, ali do lado. Fomos atrás e acabamos descobrindo aquela que elegemos até hoje a melhor churrascaria do mundo (entre as que conhecemos, naturalmente). A dica dele foi sua própria atitude, ensinando pelo exemplo, como sempre fazem os grandes. Bom descanso nessa nova fase, Anonymus. E se quiser, volte sempre!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 30 de março de 2015)

Nenhum comentário: