quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Uma reflexão trigueira

Publica-se em Caxias do Sul. Escreve-se e publica-se. Caxias do Sul possui uma feira de livros anual portentosa, repleta de (óbvio) livros, autores, debates e sessões de autógrafos. Há livrarias grandes em Caxias do Sul, e editoras de livros florescem aqui. Também existe há décadas um concurso anual literário que revela novos talentos e a prefeitura dispõe de dispositivos como a Lei de Incentivo à Cultura e o Financiarte para prover, com verbas públicas, a publicação de obras literárias aprovadas pelos critérios de seleção.
Espaço, portanto, para a prática da literatura, em Caxias do Sul, há. Não sei se há leitores em igual proporção, mas isso já é outra história. O fato é que nunca antes foi tão fácil levar ao conhecimento público aquilo que se forja em termos literários em Caxias do Sul como nos dias atuais. Isso é, em essência, e por princípio, bom, muito bom.
Já dizia Honoré de Balzac (escritor francês do século dezenove) que, para conseguir escrever bem, é preciso escrever muito. Pode-se interpretar essa frase de efeito sob duas óticas válidas e não-excludentes. Uma, é a de que só o exercício constante e contínuo da escrita é que conduz o escritor ao domínio da técnica narrativa e à conquista de um estilo admirável. Outra, é a de que, produzindo bastante e constantemente, acabaremos, em meio a todo o joio que geramos, inevitavelmente parindo aquelas exceções (os trigos) que de fato vão se configurar como literatura de qualidade. Os dois vieses, a meu ver, estão corretos.
O trigo que vai sobrar entre todo esse joio é a posteridade quem vai decidir, naturalmente. A grande promessa literária de hoje pode cair no esquecimento absoluto dentro de um par de anos, e aquele livro que passou batido por nossos olhos pode vir a ser o representante de nossa geração dentro de algumas décadas. Quem vai saber?
Mas sempre me inclino a pensar que as condições propícias para que o trigo surja e se manifeste decorrem da abundância do joio jorrando ao redor. Que haja joio! Recebamos o joio todo de braços abertos e sorrisos largos, para que em meio a ele tenhamos sazonalmente a surpresa agradável de vermos, uma ou outra vez, pousar em nossos colos um delicado e valioso raminho de trigo.
Ah, e que sejamos, ó Senhor das Letras, sempre capazes de identificar a identidade desses tão valiosos raminhos e não deixá-los secar solitários abandonados ao fundo das prateleiras das livrarias. Além dessa lucidez, dai-nos também, Senhor das Letras, a humildade e a sabedoria necessárias para acolhermos melhor os eventuais ramos que afobadamente arremessamos para o monte dos joios. Sempre pode haver pérolas inesperadas escondidas entre eles e, pior do que arremessar pérolas aos porcos é não sermos nós mesmos capazes de detectar pérolas em meio ao joio.

PÉROLAS NA PRAÇA
Falando em pérolas literárias, a Feira do Livro de Caxias do Sul já tem data: acontece de 1º a 17 de outubro, na Praça Dante Alighieri. Em sua 26ª edição, a Feira leva ao centro da cidade livreiros, livrarias, escritores e leitores, que comungam sua paixão pelos livros e pela leitura em debates, bate-papos, mesas-redondas, sessões de autógrafos, encontros e conversas informais, rodas de leitura e muito mais. Entre as barracas de livros e as bandejas de saldos, é possível encontrar muitas pérolas literárias ansiosas para serem levadas para a sua casa e lidas por você. Fique atento, organize-se e vá à praça fazer a feira... de livros. Este ano, tenho a honra de ser o patrono do evento, ao lado do homenageado Frei Aldo Colombo. Espero-os lá!
(Publicado na seção "Planeta Livro" da revista Acontece Sul, edição de setembro de 2010)

2 comentários:

Rejane Maria disse...

Olá, Marcos
Interessantes as tuas ideias aqui colocadas sobre livros, escrita e leitura.
Ouso acrescentar que para escrever bem é preciso, além de escrever muito, ler muito. E aí está a enorme responsabilidade dos pais e a importância da leitura desde a mais tenra infância. Só assim os leitores terão condições de apreciar a beleza e o valor das pérolas literárias.
Que tenhamos uma ótima Feira do Livro neste 2010!
abraços
Rejane Maria Romani Rech

marcos fernando kirst disse...

Oi, Rejane.
Tens toda a razão no que dizes: a leitura é o pilar fundamental sobre o qual se alicerça qualquer mínima pretensão de escrita.
Uma boa Feira para todos nós, e contando com o apoio de amigos como você!
Abraços!
Marcos F Kirst