sábado, 15 de agosto de 2015

O factoide do cronista

Andam dizendo que tentei criar um factoide. “Factoide”, para quem não sabe e nunca criou um, é o termo utilizado para designar qualquer espécie de pseudofato, fato fictício, fato inventado ou superlativizado, com o objetivo de lançar luzes sobre determinada pessoa, a fim de que ela ganhe espaço na mídia e veja subirem seus índices de popularidade, o que lhe pode render dividendos variados. Andam dizendo que usei desse artifício esses dias, para fins pessoais.
O recurso do factoide é muito usado por políticos que pretendem alavancar a carreira (vereador que quer ser deputado, prefeito que quer ser governador, presidente que quer dominar o Sistema Solar...); por atores que de repente se veem fora da órbita global e querem ser lembrados (pelo público e, especialmente, pelos diretores de televisão e pelos responsáveis pelas escalações de elenco); por subcelebridades em geral que querem arranjar patrocinadores para seus bumbuns siliconados e coxas com envergadura de pneu de patrola; e, agora, por cronistas diários mundanos como eu, que quer ampliar seus índices de leitura, partindo para a postagem de seus textos em certas redes sociais que não podem ser denominadas pelo seu nome real na imprensa sabe-se lá por que, mas que todo o mundo sabe quais são, e, então, utiliza golpes baixos como alterar a foto de seu perfil colocando uma imagem em que aparece na frente de um afamado ponto turístico mundial, dando a impressão de ser pessoa de altas posses que lhe permitem atravessar o Oceano Atlântico e ir refestelar-se em viagens internacionais enquanto o resto dos pobres leitores segue ralando por essas plagas esburacadas mesmo, amargando crise e disputando vaga para estacionar o carro no centro. Que pobreza de espírito, a do tal cronista mundano criador de factoides!

E até já circulam versões de que, ao observar com atenção a tal da foto do cronista, seria possível perceber que, na verdade, sua silhueta (esbelta, ao menos isso) foi recortada com recursos de photoshop e inserida artificialmente sobre cartão-postal do referido monumento arqueológico, e que na realidade o dito cronista jamais peregrinou muito além da Casa de Pedra em Caxias e das ruínas de São Miguel das Missões. Tudo em nome do factoide. Ruim, muito ruim. Só o que redime o tal cronista é o fato real de que, em tendo feito isso, está em total sintonia com o espírito de sua época!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 15 de agosto de 2015)

Nenhum comentário: