quinta-feira, 28 de julho de 2016

Mais chuva e menos gritos

Faça de conta que você é candidata (ou candidato) a Miss Alguma Coisa. Vamos lá, você consegue, trata-se apenas de um exercício de imaginação. Não importa se você é leitor ou leitora, tampouco se acredita já ter passado da idade de se candidatar a Miss Qualquer Coisa Que Não Seja Colecionador de Velinhas de Aniversário (eu disse “velinhas”, sem “h” no meio, madama, leia de novo). O que importa é o exercício em si. Venha comigo, farei companhia nesse jogo mental.
Somos, então, candidatos a Miss Qualquer Coisa, combinado? Ok. Não, o senhor não precisa trancar a respiração e encolher a barriga, vamos pular a parte dos desfiles de maiô, fique tranquilo. Ah, a madama já estava toda faceira, né? Mas não, madama, lamento, passaremos direto à fase das perguntas e respostas, porque, como sabemos, hoje em dia, nesses concursos, a parte intelectual das candidatas conta muito, e é aí que quero chegar nesta mundana de hoje. Preparados? Vamos lá.
Teremos de responder a duas perguntas. Lá vai a primeira: qual o som de que você mais gosta? Precisa responder assim, na lata, porque uma Miss Alguma Coisa necessita provar capacidade de raciocínio rápido e convicção de ideias. Então? Qual o som de que você mais gosta? Ah, eu sabia: o barulhinho da chuva! Ótimo, estamos indo bem (respondi a mesma coisa), a faixa começa a se aproximar de nossos peitos. Agora, vamos ao desempate. A segunda pergunta. Qual o barulho que você mais detesta? Difícil essa, né, madama? Ei, amigo candidato, não esqueci de você, apesar de tê-lo livrado do maiô. Responda lá! Qual? Rápido, seja um Miss Talentoso! Qual a resposta? Gritos! Sim, o som que você mais odeia é o de gritos! Respondi a mesma coisa, novamente!
Pois é isso, madama miss leitora, cavalheiro miss leitor... As respostas certas a essas duas perguntas são “chuva” e “gritos”. Ao menos, é o que pude concluir ao assistir, noite dessas, pela televisão, à transmissão de um disputado certame dessa natureza, em que as candidatas me surpreenderam com o teor de suas respostas. Das dez finalistas, dez responderam dessa maneira às duas perguntas. Eram as respostas certas, pelo visto, e, a julgar pela unanimidade, uma deve ter colado da outra, só pode. Tive pena foi dos jurados. O desempate precisou ser decidido por meio da avaliação das polegadas a mais ou a menos acomodadas dentro (e fora) dos maiôs.

Quem ganhou, eu não sei, porque, após a prova intelectual, desliguei a tevê e fui me preparar para concorrer. Afinal, possuo os pré-requisitos básicos: adoro chuva e odeio gritos. Como todas as misses.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 28 de julho de 2016)

Nenhum comentário: