quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dia de heróis

Ao longo desta semana, os noticiosos televisivos do mundo todo andam acompanhando uma movimentação histórica que começa a tomar lugar no norte da França. Na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, comemoram-se os 70 anos do “Dia D”, codinome pelo qual ficou conhecida a “Operação Overlord”, o desembarque de tropas norte-americanas, britânicas e canadenses nas praias da costa da Normandia, dando início à derrocada do domínio nazista sobre a região da Europa ocidental (a libertação das regiões orientais ficou a cargo do Exército Vermelho, da União Soviética).
Foi a maior operação bélica de desembarque anfíbio de toda a história da humanidade, o que resultou no despejo em um dia de 175 mil tropas aliadas ao longo dos cerca de 80 quilômetros de costa, nas praias denominadas com os nomes-código de Utah, Omaha, Juno, Gold e Sword. Cerca de 4,9 mil soldados aliados perderam a vida somente naquele 6 de junho de 1944, dia do desembarque, quando as tropas foram recebidas a bala pelos nazistas que patrulhavam a costa francesa.
A partir dessa ação ousada, complexa, portentosa e crucial, ladeada pelo avanço determinado das tropas soviéticas pelo leste, o processo de derrocada do império nazista começava a se consolidar, culminando na vitória dos Aliados 11 meses mais tarde, em 7 de maio de 1945, com a rendição incondicional da Alemanha. O esforço de guerra aliado internacional empregado para libertar o mundo do jugo imposto pela união de regimes totalitários desumanos, violentos e discriminatórios como o nazismo alemão, o fascismo italiano e o imperialismo japonês da época, custou um preço elevadíssimo em vidas humanas.
Felizmente, não faltaram dezenas de milhões de cidadãos comuns ao redor do planeta dispostos a doar suas próprias vidas para tornar esse esforço possível. O mundo que esses heróis nos legaram é este que está aí: imperfeito e repleto de desafios a serem solucionados, é claro. Porém, indescritivelmente melhor do que a barbárie insana que tentou ser imposta pelos psicopatas que sequestraram durante aqueles anos os governos dos países do Eixo.

Sexta-feira, dia 6 de junho, diversos veteranos sobreviventes da invasão da Normandia, hoje senhores com cerca de 90 anos de idade, estarão de volta ao palco de um dos capítulos mais importantes da História da Humanidade, para receber as justas homenagens que jamais estarão à altura do feito que protagonizaram. Aqui em Caxias, de onde também partiram soldados para combater na Itália, é uma boa oportunidade para visitar o Museu dos Ex-Combatentes da FEB, que reúne acervo relativo à campanha brasileira na II Guerra Mundial. Situa-se ali na Rua Visconde de Pelotas, 249 (fone 3901-1422). Fica a dica.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 4 de junho de 2014) 

Nenhum comentário: