sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cinema Pioneiro

Quem faz aniversário hoje, neste 26 de setembro, é o cinema mais antigo do mundo em funcionamento, o polonês Kino Pionier, o “Cinema Pioneiro”. O local abriu as portas em 1909, 105 anos atrás, e permanece atraindo cinéfilos para dentro de suas salas ao longo de todas essas décadas. Que magia será essa?
Localizado na cidade polonesa de Szczecin, o cinema sobreviveu à passagem de duas guerras mundiais cujos epicentros sempre tiveram aquela região como foco (quando de sua criação, em 1909, a região pertencia à Alemanha). Isso pode ser impressionante, mas o que realmente chama a atenção é o estabelecimento permanecer firme e atuante na condição de cinema de calçada, que é como se denomina hoje em dia os locais de exibição de filmes construídos especificamente para esse fim, e que não se encontram enfurnados dentro de shopping centers.
No Brasil, os cinemas de calçada entraram em rápido declínio a partir da década de 1990, devido à proliferação de shopping centers, e seu fim alternou-se entre duas mortes preferenciais: demolição para dar lugar a prédios ou a estacionamentos rotativos ou transformação do espaço em templo para igrejas. Mas o fenômeno da extinção dos cinemas de calçada não foi um processo tão rápido e definitivo assim em todas as partes do mundo, em especial em alguns países da Europa cujas populações não aderem tão alegremente aos ditames do estilo norte-americano de vida.
E é por aí que se deve buscar a explicação para o fenômeno da longeva existência do Kino Pionier e seus 105 anos celebrados hoje. Os habitantes de Szczecin, pelo visto, cultivam como traço cultural hereditário o amor não só pelos filmes, mas também pelo ritual de se dirigir a um cinema situado fora de um shopping center, como faziam seus ancestrais desde o início do século passado. Aliam-se a isso outros fatores, claro, como a questão da segurança, que certamente é mais elevada em lugares como Szczecin, bem como a mobilidade urbana e outros fatores que envolvem o termo “qualidade de vida” em sua total abrangência.

Longa vida ao Kino Pionier, um bastião de resistência cultural encravado no noroeste da Polônia!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 26 de setembro de 2014)

Nenhum comentário: