sábado, 6 de setembro de 2014

Som na caixa

Uma boa trilha sonora é elemento fundamental para compor o clima ideal de diversas ocasiões em nossas vidas, é ou não é? Desde um encontro romântico minuciosamente arquitetado até o simples ato de fazer a faxina na casa, qualquer atividade humana é passível de ser qualificada e ressignificada a partir do momento em que conseguimos ter a felicidade de nela encaixar as músicas adequadas. Concorda aí, cidadão? Sim? Pois bem!
Ao longo das décadas, fui montando em casa uma coleção respeitável de CDs contendo centenas de álbuns dos artistas musicais que mais aprecio. Por isso, é natural que caiba sempre a mim a incumbência de ser o DJ da casa quando vamos receber visitas e também não me furto a encarnar a atividade em todos os momentos. Número um porque gosto e número dois porque tenho dificuldades em aprovar as seleções musicais deixadas a cargo dos programadores das FMs que de vez em quando insisto em sintonizar. Não, não, acabo sempre preferindo minhas próprias seleções.
Mas achei um achado o fato de o serviço de televisão a cabo que eu assino disponibilizar um canal só de músicas, no qual posso selecionar determinado gênero e deixar rolar o som enquanto lavo a louça, enquanto leio poesia na sala ou quando recebo visitas. Só que não. Acaba acontecendo a mesma coisa que ocorre em relação às rádios: toca uma, tocam duas boas músicas e pá: lá vem porcaria, uma atrás da outra. Como resultado, acabo invariavelmente desligando a tevê e recorrendo aos meus próprios discos.
Mas alguém lá na tevê a cabo deve ter escutado as minhas preces e, desde alguns dias, passou a disponibilizar uma opção específica exclusiva com músicas dos Beatles. Ah, aí não tem erro: um dos segredos do sucesso é saber focar seus esforços em busca da qualidade total. Sabendo focar e apostando na qualidade, as chances de sucesso são sempre as maiores possíveis. Um canal só com Beatles não tem errada, só vai fornecer música da melhor qualidade, uma atrás da outra, ininterruptamente, por pior que seja o programador.

Taí uma das receitas do sucesso: saiba focar naquilo que tem capacidade para fornecer qualidade total, e terá satisfação garantida. E come together.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 6 de setembro de 2014)

Nenhum comentário: