terça-feira, 1 de julho de 2014

Parabéns, Mr. Low

Quando você chegar em casa hoje à noite, após mais um movimentado dia de atividades (trabalho, estudo, tarefas de todas as ordens), provavelmente será mais um entre milhões de seres humanos que, para relaxar a mente e o corpo, tomará uma mesma atitude prosaica e simples: vai ligar a televisão para ver o que se passa no mundo em noticiários ou documentários, ou para descansar frente a uma programação que lhe traga diversão.
 Perfeito, muito bem, afinal, você é um cidadão do seu tempo e está em sintonia com o espírito da época em que vive. Agora, fica aqui a sugestão: enquanto troca de roupa para se sentir confortável em sua casa, olhe com certa atenção reverencial para o aparelho de televisão, esse ser inanimado tão fundamental para a harmonia de seu lar, e renda-lhe uma silenciosa homenagem, afinal, ele hoje está de aniversário, e não é qualquer aniversário: a invenção da tecnologia que permitiu seu surgimento completa seu primeiro século de existência exatamente hoje, neste 1º de julho. Saúde e longa vida, ó televisão tão querida!
Pois sim, é bem isso que você está lendo (ou será que assistiu a algum documentário na programação da tevê a respeito?): a televisão completa hoje 100 anos de trajetória. Foi em 1º de julho de 1914, com o mundo às portas do início do conflito que viria a ser conhecido mais tarde como a Primeira Guerra Mundial (as escaramuças armadas teriam início em 28 de julho daquele ano), que um cientista, escritor e inventor inglês chamado Archibald Montgomery Low (1888-1956) apresentou ao mundo um aparelho cuja função era emitir imagens a distância. “Isto se chama ‘televisão’”, disse ele (e se não disse assim, deve ter dito parecido, claro que em inglês, pois foi ele quem cunhou o termo, naquela ocasião).
Depois daquele protótipo pré-histórico, passaram-se décadas nas quais diversos cientistas se debruçaram sobre o invento de Low, aperfeiçoando a tecnologia por ele inventada, até que a tevê se transformasse em um aparelho realmente viável dentro dos lares das pessoas. A coisa só começou a ganhar grandes proporções a partir da década de 1950, a partir dos avanços tecnológicos obtidos ao redor do mundo em função dos esforços científicos decorrentes das demandas bélicas da Segunda Guerra Mundial. A tevê em cores surgiu nos Estados Unidos em 1954. No Brasil a primeira transmissão de sinal de TV ocorreu em 1948 e a primeira transmissão em cores, todos nós na Serra sabemos, foi a Festa da Uva de Caxias do Sul, em 1972.

Tudo por causa do senhor Low, hoje quase tão esquecido. Então, uma zapeadinha em homenagem a ele.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de julho de 2014)

Nenhum comentário: