terça-feira, 29 de março de 2016

Os azares do homem-sorte

Estar no lugar errado na hora errada é uma fatalidade que pode acontecer a qualquer pessoa, ninguém está livre das armadilhas e do humor às vezes duvidoso do destino. Dependendo do caso, situações assim podem inclusive determinar o rumo da vida de alguém, se o tal do “lugar errado” for o palco de uma tragédia que ocorra no momento em que se está lá, na dita “hora errada”. Até aí, nada de mais, acontece e vemos acontecer o tempo todo. Estranho mesmo é detectar a existência de gente que parece ter nascido com uma vocação determinada para posicionar-se em lugares errados nas horas mais erradas ainda.
Sim, isso existe, e não se trata de ficção, pois que, como também bem sabemos, a arte imita a vida e tem coisas que nem o mais inspirado ficcionista é capaz de inventar, perdendo de goleada para as maquinações forjadas pela teia de acontecimentos que atuam na chamada vida real. Vejamos o estranho caso do jovem norte-americano Mason Wells, um missionário mórmon de 19 anos de idade que ganhou as páginas do noticiário internacional nos últimos dias, por ter sobrevivido aos ataques terroristas que recentemente sacudiram Bruxelas, capital da Bélgica. Bombas explodiram em um aeroporto e em uma estação de metrô, deixando um saldo de mais de 30 mortos e dezenas de feridos. Ele é um desses feridos, pois que estava no aeroporto (local errado) no momento da explosão (hora errada).
Wells recupera-se em uma cama de hospital em Bruxelas, de onde sua imagem sorridente ganha o mundo pelo inusitado de sua história. Este não foi o primeiro ataque terrorista que ele presencia. Foi o terceiro. Antes disso, escapou ileso dos ataques terroristas ocorridos em Paris em novembro do ano passado e também do atentado em Boston (EUA), quando bombas explodiram na maratona realizada em abril de 2013. Tudo bem, nas ocorrências anteriores, ele sequer se feriu, pois estava apenas próximo aos locais dos atentados. Mas, de qualquer forma, estava lá, nas imediações dos palcos das tragédias. Que faro! Que sina! Que vocação! Que capacidade para posicionar-se perto de homens-bomba e terroristas alucinados!

Não saberia dizer se Mason Wells é o homem mais azarado (presente em três ataques terroristas) ou o mais sortudo do mundo (sobreviveu a todos os três). Mas seria interessante saber com antecedência por onde ele pretende passear assim que tiver alta. Pois que, se ele for para a China, quero estar no Chile. Se ele passear pelo Polo Sul, corro a flanar no Polo Norte. Se ele vier ao Brasil, eu embarco no mesmo dia para a Síria. Afinal, não se deve brincar com a sorte...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 29 de março de 2016)

Nenhum comentário: