terça-feira, 22 de abril de 2014

Qual é a sua?

Vem cá, me diz uma coisa: você sabe o que quer? Sim, desculpe chegar e já ir perguntando assim, de cara, mas é que o negócio é sério e não dá para simplesmente ir levando as coisas desse jeitão, sem mais nem menos, que corre-se o risco de acabar naufragando em águas rasas, dando uma de Costa Concórdia sem que ninguém em terra mande o capitão voltar a bordo para salvar a pátria. Sua pátria, meu amigo, só quem pode salvar é você mesmo, e quanto mais cedo se der por conta disso, melhor.
Semana passada, entrevistei um bem-sucedido empresário gaúcho que, em dado momento da conversa, decidiu compartilhar comigo os três pontos que ele julga cruciais a serem observados por alguém que almeja sucesso no que quer que seja. Obter uma formação específica, estudar línguas estrangeiras, fazer cursos especiais, entre outras, são, conforme diz ele, atitudes importantes e fundamentais para qualquer profissional que queira posicionar-se como competitivo em sua área de ação. Porém, é preciso mais. Para realmente tornar-se alguém diferenciado, especialmente no mundo de hoje, é preciso prestar atenção a alguns elementos que, esses sim, vão fazer a diferença.
E quais são esses três pontos? O primeiro deles, conforme o empresário, é o conhecimento. É preciso mergulhar no estudo a respeito da área em que você atua. Saber tudo. Ler. Pesquisar. Ir atrás. Manter-se informado sobre as novidades, descobrir para que lado sopram os ventos. Não vivemos a Era da Informação? Pois então, criatura, informe-se. E já.
O segundo ponto é o relacionamento. Não fique encastelado soberbamente atrás da trincheira de sua prepotência. Circule. Conheça as pessoas. Interesse-se por quem está ao seu redor. Mas isso de forma genuína, verdadeira. Sorria (de verdade). Amplie suas relações pessoais e profissionais. Mas de maneira real, não virtual. Empilhar trocentos “amigos” no “face” só para mostrar-se popular é a maneira errada de supor que está fazendo a lição de casa. Seja gente de verdade, aja como gente de carne e osso, fale, ouça, aperte a mão, olhe nos olhos. Estabeleça vínculos.

Número três: tenha clareza de objetivos. Ou seja: foco, cara. Saiba o que quer. Tenha claro o destino de sua jornada. Isso vale para o campo profissional, mas também para o pessoal, o afetivo etc. Você sabe o que quer, afinal de contas? Você vive para quê? Trabalha para quê? Levanta da cama todos os dias devido a qual motivação? Não sabe? Não pensou nisso ainda? Tá em tempo.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 22 de abril de 2014)

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