segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Alea jacta est

Em tempos de terrorismo tresloucado como esse que amargamente vivemos, as profissões de chargista, humorista e jornalista entraram para o topo do ranking das atividades de maior risco de vida no planeta, haja vista a chacina ocorrida na França na semana passada. O ato de identificar atividades de risco pode ser uma ferramenta muito útil no processo de compreensão do perfil de determinadas sociedades e eras, fundamental para sociólogos, antropólogos, historiadores e pesquisadores em geral.
Tomemos por exemplo a Roma Antiga do início do primeiro milênio da Era Cristã. Apesar da pompa, do poder, da soberba e do acesso franqueado a orgias e às diversões sangrentas do Coliseu, a atividade de imperador romano era uma das mais arriscadas que se poderia imaginar naqueles tempos remotos. Basta ver que, entre o total de 12 Césares que Roma gerou ao longo de sua história, pelo menos seis deles foram assassinados em pleno mandato (alguns deles, desaforadamente mortos na frente de instituições como o Fórum e o Senado).
Para se ter uma ideia de como era a coisa, pegue-se os anos de 68 d.C. e 69 d.C., quando Roma foi sucessivamente governada por quatro Césares devido à morte de três deles, em sequência. O primeiro foi Galba (5 a.C. a 68 d.C.), que assumiu o poder após o suicídio de Nero, que tirou a própria vida após tacar fogo em Roma. Galba governou por sete meses até ser morto dentro do Fórum, em 15 de janeiro de 68 d.C., por conspiradores que levaram Óton (31 d.C. a 69 d.C.) ao poder.  Óton governou durante 95 dias, até suicidar-se em 16 de abril de 69 d.C., a fim de encerrar uma guerra civil. No lugar de Óton entrou Vitélio (15 d.C. a 69 d.C.), que governou com terror até 22 de dezembro de 69 d.C., quando foi cruelmente assassinado pela multidão e teve seus membros lançados ao Rio Tibre. Foi sucedido por Vespasiano que, enfim, permaneceu dez anos no poder de Roma, morrendo em 79 d.C. devido a uma prosaica inflamação intestinal.

Você arriscaria assumir o posto de César na Roma Antiga? Eu é que não. Já no Brasil, o risco maior reside no simples fato de nascermos brasileiros mesmo. Ser brasileiro é profissão de risco máximo.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 19 de janeiro de 2015)

Nenhum comentário: