sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Homens, para trás!

Taí finalmente uma receita de longevidade digna de crédito e passível de ser levada a sério! Ainda mais quando revelada por uma das pessoas mais idosas do planeta e comprovadamente a mais velha de toda a Escócia. A fórmula para ultrapassar os 100 anos de existência com saúde, disposição e bom-humor é de Jessie Gallan, uma senhorinha de 109 anos que ganhou a mídia mundial nos últimos dias justamente por revelar o segredo para alcançar uma idade dessas com uma qualidade de vida tão plena.
Segundo ela, a receita é bem simples e não tem nada a ver com dietas mirabolantes, opção pelo clima da Serra, exclusão do sorvete de nabo do cardápio diário, brincar mais com cachorros e gatos e menos com escorpiões, evitar atravessar as ruas sem antes rezar dois Pai-Nossos no centro de Caxias do Sul, coisas assim. Nada disso. Para ela, ou ao menos no caso dela, o segredo é só um: manter distância dos homens. “Homem só dá estresse”, afirma a longeva e sábia senhora, em escocês fluente. Alguém aí se anima a discordar? A senhora discorda, madame? Que idade a senhora tem, madame? Ah, pois é... Voltamos a conversar então daqui a 50 anos, combinado?
Pois, além de revelar que não dispensa uma tigela de mingau todas as manhãs e de fazer aula de ginástica uma vez por semana, Jessie, a nossa heroína, é solteira, nunca casou, não tem filhos, não tem e nunca teve namorado e Deus a livre de um dia vir a ter, porque não quer. “Homens só dão estresse”, repete ela na entrevista, sublinhando a importância da ausência desse elemento em sua vida como fator vital (literalmente falando) para ela ter atingido a idade que atingiu. E não sou eu quem vai discordar.

Claro, dirá alguém, há de se relativizar, na concepção de mundo dela, o papel e o significado dos homens em um país no qual um dos trajes típicos masculinos é justamente uma saia quadriculada, chamada “kilt”, e ai de quem chamar essa saia de saia na frente de um escocês, especialmente se ele estiver usando sai... Kilt! Kilt! Kilt! A figura masculina, pelas nebulosas regiões da Escócia, não parece estar com a credibilidade em alta, ao menos, aos olhos da Jessie. Mas eu ainda quero crer que o segredo deve estar mesmo é no tal do mingau que ela manda ver todas as manhãs...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 23 de janeiro de 2015)

Nenhum comentário: