quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Escolha seu destino

Se não existissem barreiras nem limites para eleger um destino, qual seria o país que você escolheria para viver? Com essa pergunta engatilhada, consultores do instituto norte-americano de pesquisas WIN Gallup saíram a campo em 66 países para detectar quais são as nações que estão no topo da preferência (e dos sonhos) da maioria das pessoas quando a questão é morar em um lugar considerado o melhor do mundo.
As respostas, obviamente, não foram unânimes e variaram de país para país, empilhando surpresas que podem render algumas reflexões interessantes. No Brasil, por exemplo, a pesquisa ratificou aquilo que se percebe no cotidiano: a maioria dos brasileiros tem os Estados Unidos como sonho de consumo para residir. Até porque, para tanto, não faltaria muito, uma vez que há décadas importamos alegremente os ditames do estilo de vida norte-americano: bebemos refrigerantes à base de cola; vestimos calças jeans; reverenciamos arrasa-quarteirões de super-heróis nos cinemas (comendo pipoca); devoramos fast-food (inclusive, chamamos lanches rápidos de “fast-food”); ao invés de fazermos entregas, fazemos “delivery”; nossas liquidações se chamam “sales”; passamos a “deletar” aquilo que julgamos descartável; o símbolo de nosso Natal em pleno verão é um Papai Noel enluvado, de botas, com touca e vestindo um quentíssimo traje vermelho; adoramos rock and roll (a começar por mim); usamos diariamente o windows e o word em nossos computadores, mas se perguntar como se diz “janelas” e “palavra” em inglês, a maioria não sabe responder; celebramos datas esdrúxulas como Halloween e assim por diante. Portanto, a pesquisa, no Brasil, não deu outra: Estados Unidos na cabeça, sonho compartilhado também pela maioria dos mexicanos, dos sul-africanos e dos indianos, por exemplo (detalhe: não fui entrevistado e minha opção seria outra).

E os norte-americanos, gostariam de viver onde? No Canadá, diz a pesquisa. E os canadenses, onde? Na Grã-Bretanha! Os russos? Ah, esses gostariam de morar na Suíça, da mesma forma que os chineses (se a pequena Suíça souber disso, terá um infarto). Os australianos elegeram a Espanha como o país de seus desejos de bem-viver. E os argentinos, nossos vizinhos? Agora é que vem a maior surpresa do estudo... Os argentinos, queridíssima leitora, estimado leitor, os argentinos elegeram, por maioria absoluta, o Brasil como seu sonho de consumo para morar! Vai entender nossos hermanos...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 4 de fevereiro de 2016)

Um comentário:

Rafaela G. disse...

E você? Gostaria de morar onde?

Eu estou aqui pensando, mas ainda não consegui chegar a uma resposta única.

Bj,
Rafaela