segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Bichos, saiam das gôndolas!

Fico a me perguntar aqui: quem precisa de filmes de terror para sentir a adrenalina invadindo a boca e o frio gelando a espinha de alto a baixo, se temos notícias do mundo real prontinhas para embalar nossos piores pesadelos à noite? Hein? Quem precisa? Semana passada, por exemplo, fomos todos, pobres mortais consumidores, aterrorizados com a informação de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (a Anvisa) proibiu a venda e distribuição de lotes de cinco marcas de molho e extrato de tomate que apresentam fragmentos de pelo de roedor acima do limite aceitável. Jesus, Maria, José! Durma-se à noite, especialmente depois de ter ido ao supermercado!
Saber que marcas tradicionais de extrato e molho de tomate, dessas que a gente compra semanalmente nos mercados e são velhas amigas das donas (como a madama) e dos donos de casa (como o mundano aqui), contêm fragmentos de pelos de roedores (a Anvisa é clara: os roedores proibidos, no caso, são ratos, ratazanas e camundongos; hamsters e chinchilas, pelo visto, estão liberados), já bastaria para extrair de nós gritos incessantes de horror infernal. Mas o pior de tudo, a meu ver, é o fato de haver um limite tido como “aceitável” da presença de fragmentos de pelos de roedores nas embalagens desses produtos. Ou seja, madama: comer extrato de tomate com muito fragmento de pelo de ratazana faz mal para a sua saúde. Mas um pouquinho só, aos olhos da Anvisa, não tem problema, é tempero. Tá bom, então.

Ah, e tem mais. A senhora sabe, uma informação assustadora nunca vem sozinha, né. Por causa disso, ficamos sabendo que existem limites aceitáveis de presença de matérias esdrúxulas em diversos produtos que gostamos de meter nos carrinhos dos supermercados e levar para casa. Exemplos de arrepiar fragmentos de pelos de pescoço de madamas: café torrado e moído pode ter até 60 fragmentos de insetos a cada 25 gramas; geleia de frutas pode conter até 25 fragmentos de insetos a cada 100 gramas. No caso de insetos proibidos, a Anvisa se refere a moscas, formigas e baratas, considerados prejudiciais à saúde. Se a sua geleia vier com alguns fragmentos de patinha de grilo ou de antena de louva-a-deus, tudo bem, isso pode, refestele-se sem receio. Ah, sabe o chá de camomila, aquele que a senhora e eu tomamos para ficarmos mais calminhos? Bom, nele, é aceitável a gente deparar com até cinco insetos inteiros mortos a cada 25 gramas. Quer mais? Chega? Certo. Vamos assistir ao “Exorcista” e “Invocação do Mal” para relaxar desses horrores. Ah, e rasgue a lista do mercado!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de agosto de 2016)

Nenhum comentário: