sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Livre-se na praça

Começa hoje em Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri, uma programação na qual pretendo me livrar. Não, madame, a senhora não leu errado, tampouco eu cometi deslize de concordância, muito menos o revisor deixou passar bobagem, até porque a figura do revisor há muitos anos extinguiu-se das redações dos jornais, o que é, sim, aí concordamos, uma lástima das mais tristes. O que eu escrevi era o que eu queria escrever mesmo: pretendo me livrar na (e não “da”) programação que tem início hoje na praça e se estende até o dia 18 de outubro.
Afinal, o que uma criatura como eu e como tantas milhares de outras como eu, leitores e amantes dos livros, poderia fazer ao longo de 17 saborosos dias de Feira do Livro se não livrar-se por inteiro nela, mergulhando fundo no planeta dos livros, locupletando-se de livros, livros e mais livros? Afinal, esta é a festa anual de quem sofre alegremente da doença da paixão pela literatura! São as bacanais de outubro para os leitores, livreiros, leitores, escritores, leitores, professores, leitores, agentes de leitura, leitores, produtores culturais e leitores. Tudo sob o olhar benévolo e atento de Dante Alighieri (1265 - 1321), o poeta italiano que dá nome ao logradouro e cujo busto adorna a praça há mais de um século, ali bem do ladinho. Poeta, aliás, que em breve deixará de estar sozinho na sua contemplação diuturna da cidade, mas isso é outra história, para outra ocasião. Falemos de Feira do Livro.
Nossa Feira chega este ano à sua 31ª edição, tendo como Patrono o escritor Uili Bergamin e como Homenageada a escritora Maria Helena Binelli Catan, ambos integrantes da Academia Caxiense de Letras. A “Entrelinhas”, programação cultural especial da Feira que este ano está em sua segunda edição, homenageia desta vez o artista, músico e cantor Samuel Sodré. Um trio afinado que irá acolher e apadrinhar todas as pessoas que aparecerem na praça ao longo desses dias, trazendo a alegria de transitar entre a literatura e as gentes que a fazem ser uma realidade transformadora ao longo de todo o ano.

Vá à Praça, leve a ela o melhor de si e comungue com quem estiver lá essa capacidade que temos de, em meio à cultura e à literatura, provarmos que a humanidade avança, sim, rumo à civilização, por meio de pequenos atos cotidianos de confraternização pública, como uma Feira do Livro. A abertura oficial acontece hoje na própria Praça Dante, a partir das 18h30min. Todos convidados e boas leituras!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 2 de outubro de 2015)

Nenhum comentário: