sábado, 4 de outubro de 2014

O sonho do voto

O dia 5 de outubro de 1984, 30 anos atrás, caiu em uma sexta-feira. Não posso afirmar em detalhes o que eu estava fazendo naquela data exata, mas, como ainda administro minhas lembranças, consigo ter uma ideia devido ao contexto em que estava inserido. Junto com essas recordações nubladas, é possível resgatar algumas certezas.
Uma dessas certezas é de que eu era, na época, um jovem estudante universitário cursando o segundo semestre de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria. Sim, aquele jovem ali era eu, apesar da magreza dos 62 quilos, da hirsuta barba e cabeleira típicas do então militante trotskista, da pastinha preta da Comunicação exibida com orgulho pelas ventosas ruas da cidade e dos bolsos repletos de certezas absolutas e verdades prontas a mudarem o mundo para melhor. Nesses bolsos havia também muita disposição para participar de um movimento estudantil que se unia de ponta a ponta no país com diversos outros movimentos sociais que exigiam a recuperação de um direito básico dos cidadãos: o de votar diretamente para presidente da República.
Trinta anos atrás, circulando naquela sexta-feira de 5 de outubro pelas ruas de Santa Maria a caminho de alguma aula de Introdução ao Jornalismo ou a algum debate do Diretório Acadêmico ou a alguma assembleia estudantil para produzir algum panfleto combativo ou a algum encontro da comissão organizadora da Feira do Livro (eram os estudantes da Comunicação que organizavam a Feira do Livro de Santa Maria na época), eu sonhava com o dia em que os brasileiros pudessem ir às urnas escolher pelo voto direto o presidente da Nação. Mas ainda havia muitas pedras no caminho a serem removidas, a começar por uma ditadura militar que aniversariava duas décadas de desmandos no Poder.

E, de fato, não foi nada fácil. Neste domingo, 5 de outubro, 30 anos depois, ir às urnas já se consolidou como ato corriqueiro em uma democracia estabelecida, na qual os desafios são outros e cruciais para a construção de uma nação em que haja cidadania plena para todos. Cabe a cada um de nós saber usar com consciência esse direito conquistado a tão duras penas. Vote bem!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 4 de outubro de 2014)

Nenhum comentário: