segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A vida é sonho

“A vida é sonho”, afirmava o dramaturgo e poeta espanhol Calderón de la Barca (1600 – 1681) em uma de suas mais famosas peças, intitulada exatamente com essa frase. Por meio da trama desenvolvida pelos personagens, o escritor passa nas entrelinhas e no subtexto o conceito de que a vida que viemos aqui na Terra não passa de uma miragem, de um devaneio longo e coerente, do qual despertamos para a verdadeira existência por ocasião de nossa morte terrena.
Segundo ele, essa vida que estamos a compartilhar aqui e agora não passaria de sonho. Argumento interessante a ser pensado nesse dois de novembro, Dia de Finados, reservado para prestarmos homenagem à memória dos nossos entes-queridos que já saíram de cena. Teriam eles então despertado do sono? Não sabemos e, quando for o momento, teremos, cada um de nós, o privilégio de também conhecer a resposta.
Mas enquanto seguimos aqui, “sonhando”, vale a pena dedicarmos alguns momentos deste domingo para refletir sobre as particularidades das vidas (sonhadas?) que levaram aqueles a quem homenageamos com saudades e, desses exemplos, tirarmos lições para o aprimoramento do “sonho” que vamos tecendo cada um de nós em nossas próprias jornadas por aqui. Nossos parentes, amigos e conhecidos já partidos deixaram universos inteiros atrás de si e é por meio do resgate da memória deles que podemos obter esse patrimônio precioso que é a sabedoria.

Meu avô, que já ultrapassou a marca dos 90 anos, gosta de frases de efeito advindas das elucubrações que o caracterizam, e uma delas diz respeito a esse tema. “Cheguei em uma fase da vida em que a maioria das pessoas que eu conheço está nos cemitérios”, falou, certa vez. Esse é um dos preços necessários de se pagar por quem conquista a tão almejada longevidade. Com o passar dos anos, as partidas vão se acumulando à nossa volta e às vezes somos invadidos por um estranho sentimento de assozinhamento, parecido com a sensação que assalta o anfitrião a quem cabe apagar as luzes da festa e trancar a porta. Creio que o desafio que nos é imposto é o de tentarmos sonhar o mais lucidamente possível, até a hora do despertar.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de novembro de 2014)

Nenhum comentário: