quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Segredo de pescador

Havia lá em Uvanova (Uvanova vocês já sabem, né, é aquele lugarejo de colonização italiana, encravado no alto da Serra gaúcha, limítrofe às cidades de Tapariu e Vila Faconda) um pescador que era muito conhecido pela sorte que tinha com os peixes. Todos os dias ele encilhava sua mulinha bem cedo de manhã, se o tempo estivesse bom, e seguia rumo ao Rio das Antas, em um local ali que só ele conhecia, de onde voltava à noitinha com a sacola repleta de peixes. Alguns serviam para alimentar a família e a sobra era comercializada entre a vizinhança, rendendo vitais fiorins para seu bolso.
O pescador se chamava Luigi ou Levídeo, não recordo direito. Todos o conheciam em Uvanova e sempre compravam seus peixes, fresquinhos, graúdos, saborosos para comer ensopados e acompanhados de polenta mole, uma delícia local. Mas qual era o mistério, qual era o segredo que fazia com que o pescador Luigi (ou Levídeo) conseguisse pescar tantos peixes e nunca voltar de mãos vazias?
Passadas décadas, sabe-se hoje que não havia mistério nenhum. Levídeo (ou Luigi) simplesmente acordava, tomava sua xícara de café com leite preparada pela esposa, comia uma fatia de pão com rodelas de salame e formaggio e botava-se com a mula rumo às Antas. Lá chegando, arregaçava as mangas e começava a trabalhar. Primeiro, capinava a terra úmida e fofa das margens do rio, à cata de minhocas. Achava as minhocas, separava-as em uma latinha e ia preparando as iscas. Enfiava uma minhoca graúda em cada anzol e minava a margem daquele cantinho do rio com suas linhas.

Aquilo dava trabalho, muito trabalho. Aprendera as técnicas de pescaria desde muito cedo, com seu pai, e fora desenvolvendo e aprimorando o ofício ao longo dos anos. Sempre com muito trabalho, sempre com muita dedicação, sempre com muito esforço, sempre com perseverança, sempre à custa de muito suor. Esse era o mistério, esse era o segredo. Os peixes não pulavam de graça dentro de sua sporta. Eram fruto de trabalho, de muito trabalho. Luigi (ou Levídeo) era uma metáfora ambulante a ser pescada por quem tivesse olhos para ver. E segue sendo.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 27 de novembro de 2014)

Nenhum comentário: