quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Flagrante delito

Ralei-me, minha esposa descobriu tudo. Andei meses tentando camuflar, esconder, dissimular e agora, por um descuido estúpido, em questão de segundos, foi-se tudo por água abaixo. A reação dela, claro, óbvio, lógico, não poderia ser outra: primeiro, gritou aquele atemorizante “aháááá”, que a gente daria tudo para jamais escutar; depois, cravou as duas mãos na cintura, uma de cada lado, adotando aquela postura de xícara balançante, sacudindo desaprovadoramente a cabeça; e, por fim, sacou da cintura a mão direita e me apontou para a cara o dedo indicador em riste, como a xerifa que saca a pistola para fulminar o bandido pego de surpresa no ato espúrio. No caso, o bandido da história sou eu, como o leitor atilado há muito já percebeu.
Bang! Fui fulminado e pego em flagrante delito. Não havia o que dizer, o que declarar, desculpa esfarrapada que fosse capaz de reverter a situação claríssima. Negar? Mas como negar? Os fatos falavam por si e eu ainda estava em minha posição suspensa no ar, como que congelado dentro da cena do crime com o candelabro na mão no salão de festas a espancar o Senhor Ninguém. Sim, era eu e eu tinha feito o que estava há muito fazendo. Não havia salvação, não havia escapatória, nenhuma palavra ou frase seria capaz de me redimir. Só me restava assumir a falta do alto da hombridade que ainda me restava e esperar que houvesse perdão.
Mas antes do perdão, foi preciso aguentar no osso do peito, firme e calado, a flauta. E que flauta! “Aháá”, começou ela (eu disse que o “aháá” dela é matador) e prosseguiu, chacoalhando o dedinho cada vez mais próximo da ponta de meu nariz. “Quer dizer então que é assim que o senhor vem camuflando o seu peso na balança, me dizendo que vem emagrecendo, é? Nada disso, coloca os pés direito, inteirinhos, sobre a balança! Agora sim! Esse é seu peso verdadeiro, e não aquele, dois quilos a menos, ficando só com os calcanhares na balança, seu aprontão!”.

Pois é... E eu achando que descobrira o segredo de como diminuir peso, subindo só com metade dos pés na balança. Mas pô, amor... Eu não estou preparado para o peso da realidade!!!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 12 de novembro de 2014)

Nenhum comentário: