quarta-feira, 1 de junho de 2016

Paciência pesca o melhor peixe

Cheguei à conclusão de que a parte do corpo humano que mais mata é a boca. Morre-se de tudo, é verdade, mas muito se morre pela boca. Morre-se, por exemplo, por comer demais e também por comer de forma errada. Morre-se ainda pela falta de haver o que a boca comer, que é a mais triste das mortes possíveis neste mundo de injustiças. Morre-se por não se higienizar corretamente a boca, propiciando o surgimento de doenças. Morre-se pela boca também metaforicamente, como quando “caímos de boca” sobre alguma prática ou hábito que se revela pernicioso e fatal a nós mesmos, no final. E morre-se figurativamente pela boca quando falamos demais. Óbvio que, em se tratando isto aqui de crônica literária mundana, é sobre esse último tipo de morte figurada pela boca que vou me debruçar nas próximas linhas.
Morrer pela boca é falar (ou escrever) o que não deve, de forma impensada, antecipando-se aos fatos e às luzes que melhor poderiam clarear um assunto caso nos resguardássemos a refletir mais sobre ele antes de abrirmos a bocarra e sairmos dando pitaco a torto e a direito sobre qualquer tema, conduzidos pela ânsia de nos fazermos notar. A morte figurativa pela boca decorre, na maioria dos casos, da necessidade de exposição que possui o ego humano (e seu narcisismo inerente), quando não devidamente controlado. Nesses casos, somos iguais aos peixes que não pensam duas vezes em meter a boca na saborosa minhoca que não passa de isca a esconder o anzol fatal que lhes arrancará das águas nas quais até então navegavam e os transformará em banquete na mesa dos pescadores. E bom pescador, bem o sabemos, precisa ser paciente. Peixe de boca grande vira banquete na mesa de pescador paciente. Bonita a metáfora.

Paul McCartney, o ex-Beatle, deu nos dedos (ou na boca?) do extinto grupo Oasis, esta semana. Lá pelos idos de 1996, no auge do sucesso, Noel Gallagher, vocalista do Oasis, cometeu a imprudência de afirmar que sua banda era maior do que os Beatles. Vinte anos depois, McCartney sussurra palavras de sabedoria, deixando estar: “O Oasis era jovem, fresco, eles estavam escrevendo boas canções, mas acho que o grande erro que eles cometeram foi quando disseram 'nós seremos maiores que os Beatles’. Pensei: 'tantos já disseram isso, e esse é o beijo da morte'. Seja maior que os Beatles, mas não diga. Quando você diz isso, tudo o que fizer a partir de então será visto à luz dessa declaração”. Em resumo: ser mais e dizer menos. Fazer mais e falar menos. Pensar mais e falar menos. Uma boca silenciosa e paciente pode render o melhor dos peixes no jantar.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de junho de 2016)

Nenhum comentário: